Deprecated: ini_set(): Use of mbstring.http_output is deprecated in /home1/HTTPD/www.bauminas.com.br/vendor/patchwork/utf8/class/Patchwork/Utf8/Bootup.php on line 69
Grupo BAUMINAS | Bauxita
Idiomas
Aguarde, processando ...

Bauxita


Bauxita

O nome “bauxita” deriva da cidade Le Baux, na França, onde foi identificada em 1821, pelo geólogo Pierre Berthier. O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) define: “bauxita é constituída por óxido de alumínio hidratado de composições variáveis”.

Trata-se de uma rocha de coloração avermelhada, rica em alumínio, com mais de 40% de alumina (Al2O3). A proporção dos óxidos de ferro determina a coloração da rocha. Assim, a bauxita branca contém de 2 a 4% de óxidos de ferro, ao passo que na bauxita vermelha essa proporção atinge 25%.

A maior parte da extração mundial de bauxita, aproximadamente 85%, é usada como matéria-prima para a fabricação de alumina por lixiviação química. A maioria da alumina produzida deste processo de refinamento é, por sua vez, empregada como matéria-prima para a produção de alumínio.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de bauxita, com cerca de 13% da produção e 10% das reservas globais, ficando atrás apenas de Austrália e China.

As reservas cubadas no Brasil apresentam características químicas que se enquadram nos padrões exigidos pelo mercado mundial, tanto para grau metalúrgico como para refratário, o que significa dizer que são excelentes reservas para o padrão internacional.

Em termos de regionalização, o Estado do Pará, com 2,7 bilhões, detém quase 75% das reservas totais brasileiras. O Estado de Minas Gerais participa com 16%, com 560 milhões de toneladas, sendo o restante distribuído em ordem de importância nos Estados do Maranhão, Amapá, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Goiás.

Contando com 3 unidades de mineração, localizadas em Minas Gerais e Santa Catarina, a BAUMINAS Mineração possui uma das maiores reservas brasileiras de bauxita destinadas à produção de sais de alumínio e sais férricos, voltados principalmente para o tratamento de água e efluentes.