Deprecated: ini_set(): Use of mbstring.http_output is deprecated in /home1/HTTPD/www.bauminas.com.br/vendor/patchwork/utf8/class/Patchwork/Utf8/Bootup.php on line 69
Grupo BAUMINAS | Coagulação
Idiomas
Aguarde, processando ...

Coagulação


Coagulação

Os coagulantes utilizados em processo de mistura rápida podem ser inorgânicos, geralmente a base de sais de alumínio e de ferro, ou orgânicos. A BAUMINAS Química possui a linha mais completa e avançada de coagulantes inorgânicos do mercado.

Os coagulantes inorgânicos são adotados em larga escala em todo o mundo há décadas e possuem a segurança de resultados comprovados, sendo também utilizados pelas principais empresas de saneamento do Brasil.

Na água bruta, além de partículas sedimentáveis, existem impurezas que se encontram em suspensão fina, suspensão ou estado coloidal, como bactérias, substâncias húmicas, protozoários e plânctons.

A coagulação, geralmente realizada por sais de alumínio e de ferro, refere-se a trocas físico-químicas que ocorrem entre o coagulante e a alcalinidade para formar um precipitado. Como consequência, os colóides ficarão desestabilizados da água bruta, reduzindo ou neutralizando sua carga elétrica. Desta maneira, as partículas coloidais estarão prontas para serem agrupadas, sendo removidas por decantação ou filtração em etapas posteriores.

Os coagulantes são adicionados na entrada da água bruta na estação, onde se tem a mistura rápida. E para correção do pH, de acordo com análises laboratoriais, pode ser adicionada cal à água. A reação entre o coagulante e a alcalinidade é rápida, ocorrendo em poucos segundos.

Em geral, os coagulantes são descarregados em tanques de armazenamento e, a partir dos mesmos, os produtos químicos fluem para os dosadores instalados junto aos misturadores rápidos. A adição dos coagulantes varia em função de vazão medida na entrada da estação ou pela qualidade da água.

É importante ressaltar a importância desta etapa de tratamento pois, caso a mesma não tenha êxito, todas as demais estarão prejudicadas a ponto de, em certas situações, obrigar o descarte de toda a água por estar fora dos padrões de potabilidade. Devido a isso, recomenda-se contar com a segurança e eficácia dos coagulantes da BAUMINAS Química para se ter a garantia de qualidade no produto final.