Grupo BAUMINAS | Saneamento básico

Saneamento básico

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social. De outra forma, pode-se dizer que saneamento caracteriza-se como o conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar salubridade ambiental.

Saneamento básico pode ser definido, de uma maneira mais simplista, como um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região que visam proporcionar uma situação de higiene saudável para os habitantes.

De uma maneira geral, o saneamento básico pode ser relacionado com as seguintes atividades:

• - Tratamento de água,
  • - Abastecimento de água potável,
  • - Manejo de água pluvial,
  • - Canalização, coleta e tratamento de esgoto,
  • - Limpeza urbana,
  • - Manejo de resíduos sólidos,
  • - Coleta e tratamento de resíduos orgânicos,
  • - Controle de pragas e agentes patogênicos.

Com medidas específicas de saneamento básico, é possível propiciar melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, estas medidas contribuem para a preservação do meio ambiente.

Os serviços relacionados ao saneamento básico são considerados essenciais devido à importância para a saúde de toda a sociedade e para o meio ambiente. A falta de saneamento básico é determinante para o surgimento de infecções por enteroparasitoses, sendo as crianças o grupo mais vulnerável às doenças infecto-contagiosas.

As doenças decorrentes da falta de saneamento básico tendem a ocorrer de forma endêmica nos países mais pobres ou em regiões mais carentes. No Brasil, essa doenças figuram entre os principais problemas de saúde pública e ambiental.