Deprecated: ini_set(): Use of mbstring.http_output is deprecated in /home1/HTTPD/www.bauminas.com.br/vendor/patchwork/utf8/class/Patchwork/Utf8/Bootup.php on line 69
Grupo BAUMINAS | Tratamento de água
Idiomas
Aguarde, processando ...

Tratamento de água


Tratamento de água

Tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que a mesma fique em condições adequadas para consumo, ou seja, torne-se potável.

Isso se deve ao fato da água conter resíduos das substâncias presentes no meio ambiente como micro-organismos e sais minerais, necessitando de tratamento para remover as impurezas que podem ser prejudiciais à saúde humana. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

Atualmente, as estações de tratamento de água (ETA´s) são bastante estruturadas e desenvolvidas, funcionando como verdadeiras fábricas para produzir água potável. Confira na ilustração abaixo as principais etapas do processo de tratamento recomendado pelo Grupo BAUMINAS e amplamente utilizado pelas companhias de saneamento no Brasil:

Em cada uma das etapas do processo de tratamento existe um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade.

Estação de Captação

A água é captada do rio ou lago pela barragem de nível e é direcionada por um canal para as caixas desarenadoras, cuja função é reter areia arrastada pela água. Adutoras ligadas a estas caixas transportam a água bruta até os tanques de sucção.

Tanques de Sucção

A água acumulada nos tanques é bombeada para a estação de tratamento de água por adutoras.

Pré-oxidação

Assim que a água chega à estação, é aplicado Dióxido de Cloro, que é um poderoso agente oxidante, facilitando a retirada de matérias orgânicas e propiciando a oxidação de metais. A BAUMINAS Ambiental disponibiliza o Dióxido de Cloro e sua tecnologia de aplicação.

Pré-alcalinização

Depois da aplicação do Dióxido de Cloro, a água recebe Cal ou Soda, que servem para ajustar o pH* aos valores exigidos nas fases seguintes do tratamento. Nesta etapa, recomenda-se a utilização da Cal Hidratada da BAUMINAS Distribuição.

Coagulação

Nesta fase, é adicionado Sulfato de Alumínio, Cloreto Férrico, Policloreto de Alumínio - PAC ou outro coagulante inorgânico de nova geração, seguido de uma agitação violenta da água. Assim, as partículas de sujeira ficam eletricamente desestabilizadas e iniciam um processo de aglomeração. A BAUMINAS Química é líder nacional em coagulantes para tratamento de água, possuindo a linha mais completa e avançada do mercado.

Floculação

Após a coagulação, há uma mistura lenta da água, fazendo com que as partículas e impurezas se aglutinem de modo a formar flocos mais pesados.

Decantação

Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior. Estes flocos vão se separar da água pela ação da gravidade, ficando concentrados no fundo dos tanques.

Filtração

Logo depois, a água atravessa filtros formados por pedras, areia e carvão antracito. Eles são responsáveis por reter a sujeira que restou da fase de decantação.

Pós-alcalinização

Em seguida, é feita a correção final do pH da água para evitar a corrosão ou incrustação das tubulações. Nesta etapa, recomenda-se a utilização da Cal Hidratada e da Barrilha, produtos da BAUMINAS Distribuição.

Desinfecção

É feita a adição de compostos clorados na água antes de sua saída da estação de tratamento. Esta adição garante que a água fornecida chegue isenta de bactérias e vírus até a casa do consumidor. A BAUMINAS Distribuição disponibiliza o Hipoclorito de Cálcio 65%, Dicloro e Tricloro, recomendados para esta etapa.

Fluoretação

Compostos de flúor, como Ácido Fluossilícico  e Fluossilicato de Sódio, também são adicionados à agua, ajudando na prevenção de cáries. Estes dois produtos são disponibilizados pela BAUMINAS Distribuição.