Deprecated: ini_set(): Use of mbstring.http_output is deprecated in /home1/HTTPD/www.bauminas.com.br/vendor/patchwork/utf8/class/Patchwork/Utf8/Bootup.php on line 69
Grupo BAUMINAS | Uso racional da água
Idiomas
Aguarde, processando ...

Uso racional da água


Uso racional da água

A utilização da água, um dos recursos naturais mais importantes, deve ser feita de maneira a não comprometer a disponibilidade para as gerações futuras.

Embora o volume total de água existente na Terra seja de 1.386 milhões de km3, 97,5 % deste total é constituído pelos oceanos, mares e lagos de água salgada. Na parte formada pela água doce, mais de 2/3 estão nas calotas polares e geleiras, inacessíveis para o uso humano pelos meios tecnológicos atuais. Sobram, portanto, apenas 0,007% de água boa para consumo humano.

O prognóstico da crise da água em um prazo de algumas décadas tem por base o crescimento da população mundial, atualmente 6 bilhões de habitantes, o consumo mínimo de 1.000 m3 / habitante / ano, adotado pelas Nações Unidas, e o volume estocado nos rios e lagos, cerca de 180 mil km3.

O Grupo BAUMINAS, como líder nacional em coagulantes para o tratamento de água e efluentes, tem papel fundamental na busca do maior acesso da população à agua tratada e de qualidade. Por essa razão, preza pelo uso racional e consciente da água, promovendo diversas ações e programas educativos neste sentido.

Embora cerca de 70% do consumo de água potável seja destinado para a irrigação, 20 % para o consumo industrial e apenas 10% para o uso doméstico, segundo dados da ONU, todos os cidadãos devem consumir água de forma consciente.

Confira abaixo algumas dicas simples mas que podem fazer a diferença para reduzir o consumo de água em sua residência:

No banheiro

- Mantenha a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada e não use o vaso como lixeira ou cinzeiro;

- A ducha gasta três vezes mais do que o chuveiro comum. Considerando a abertura total do registro e um tempo de 15 minutos, um banho de ducha consome, em média, 243 litros de água. Se desligamos a ducha enquanto nos ensaboamos e reduzirmos o tempo do banho para cinco minutos, o consumo cai para 81 litros;

-Cada cinco minutos com a torneira aberta gasta em torno de 25 litros. Então, feche a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba e lava o rosto. Assim, gastará apenas 2 litros, em média, economizando cerca de 23 litros / dia.

Na cozinha

- Antes de lavar a louça, panelas e talheres, remova bem os restos de comida de todas as peças e deixe-as de molho, se necessário. Ensaboe tudo, mantendo a torneira fechada, para depois enxaguar de uma só vez;

- Ao deixar a torneira meio-aberta, por 15 minutos, para lavar louça, gastamos em torno de 243 litros de água. Se você instalar um arejador na torneira da cozinha, nas mesmas condições, economizamos 105 litros de água.

No quintal

- Utilizar a mangueira para lavar o quintal gera um consumo de quase 280 litros de água em 15 minutos. Para a limpeza das áreas externas e também de carros, utilize baldes e, de preferência, reutilize a água de enxágue das máquinas de lavar roupa.