Grupo BAUMINAS | Governança Corporativa

Governança
Corporativa

O Grupo BAUMINAS, formado por empresas com natureza jurídica de sociedade limitada, possui um modelo de governança corporativa que adota as melhores práticas de gestão, aliando controle acionário familiar a uma base de executivos na condução dos negócios. Este modelo é pautado por um conjunto de princípios e diretrizes que norteiam a estrutura organizacional, conferindo visão estratégica de longo prazo e grande agilidade na tomada de decisões.

Conselho de Administração

É responsável pelo direcionamento estratégico do grupo, tomando as decisões de investimentos e monitorando a condução dos negócios pela Diretoria Executiva. O Conselho de Administração também é responsável por garantir a continuidade dos negócios e preservar as crenças e valores do grupo.

Fundação Simão José Silva

É responsável pela administração da Casa de Cultura Simão, conceituada entidade que promove ações de incentivo à cultura para as comunidades locais onde o grupo está inserido, além de outras atividades de cunho social.

Modelo de Gestão

O modelo de gestão, comum a todas as empresas do Grupo BAUMINAS, possui foco no crescimento sustentável de longo prazo e é amparado por 5 pilares estratégicos:

Desenvolvimento e Retenção de Talentos

O fator preponderante para o sucesso dos negócios do Grupo BAUMINAS está, acima de tudo, nas pessoas. Devido a isso, o grupo investe na atração, retenção e motivação de profissionais capacitados e alinhados com os objetivos estratégicos das empresas do grupo.

Padrão de Qualidade BAUMINAS

Estabelecer um alto padrão de qualidade é fundamental para manter a confiança e fidelização dos clientes, além de garantir a saúde da população. Através do Sistema de Gestão Integrado (SGI) na condução das suas operações fabris, o Grupo BAUMINAS agrega as melhores práticas de todas as unidades e padroniza as principais diretrizes das mais renomadas certificações internacionais. Este sistema proporciona melhor eficiência operacional e resulta no Padrão de Qualidade BAUMINAS.

Inovação em produtos e soluções

A inovação é um forte valor dentro do Grupo BAUMINAS, que investe no desenvolvimento de novos produtos e soluções como forma de manter sua posição de liderança e destaque nos mercados em que atua. O Centro Tecnológico BAUMINAS (CTB) possui moderna estrutura para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

Crescimento Sustentável

O planejamento estratégico de longo prazo do Grupo BAUMINAS projeta um cenário bastante desafiador, com um ambiente de competição cada vez mais acirrado, porém extremamente promissor. Aquisições, expansões e otimizações de ativos são os meios pelos quais o grupo assegura seu constante crescimento, diversificando seus negócios e ampliando suas áreas geográficas de atuação.

Responsabilidade Socioambiental

O Grupo BAUMINAS possui forte comprometimento socioambiental, sendo este tema um pilar do seu modelo de gestão e parte integrante do planejamento estratégico de longo prazo. A responsabilidade socioambiental está enraizada dentro da cultura organizacional e é encarada como fator primordial para o sucesso nos negócios.

Código de Conduta

O Código de Conduta do Grupo BAUMINAS é aplicado para todas as empresas e colaboradores do grupo, independentemente de suas atribuições e responsabilidades, estabelecendo os princípios éticos e normas de conduta que orientam suas relações internas e externas.

É inspirado principalmente na visão e valores do grupo, sendo uma ferramenta de uso contínuo que norteia as ações e tomadas de decisões dos colaboradores. O objetivo principal é garantir o compromisso com a ética, propiciando unicidade em diferentes regiões, culturas e mercados.

No Grupo BAUMINAS, o Código de Conduta não é encarado apenas como uma fonte de informação, mas sim como uma inspiração para que os colaboradores mantenham relações transparentes, imparciais e íntegras.

O Grupo BAUMINAS incentiva que o seu Código de Conduta seja aplicado por toda a sua cadeia de valor, compartilhando o mesmo com os seus parceiros de modo a reforçar o respeito para com as pessoas, a diversidade e o meio ambiente.

A efetiva aplicação do Código de Conduta contribui para a manutenção da imagem do Grupo BAUMINAS como entidade sólida e confiável, garantindo sua reputação e credibilidade perante os colaboradores, fornecedores, clientes e sociedade de maneira geral.

Baixe nosso código de conduta

Disposições Anti-corrupção - Alto Risco

Disposições Anti-corrupção - Baixo Risco