Deprecated: ini_set(): Use of mbstring.http_output is deprecated in /home1/HTTPD/www.bauminas.com.br/vendor/patchwork/utf8/class/Patchwork/Utf8/Bootup.php on line 69
Grupo BAUMINAS | Notícias
Idiomas
Aguarde, processando ...
Publicado em 29/02/2016

BAUMINAS Química e BAUMINAS Hidroazul são os novos patrocinadores do Projeto Girarte


O Girarte começa 2016 colhendo os bons frutos de um trabalho inclusivo de arte e educação que encanta a pessoas de todas as idades. O grupo de Cataguases (MG), coordenado pelo professor, ator e bailarino Marcus Diego de Almeida Silva, amplia o seu leque de patrocinadores via lei Rouanet, obtendo o apoio para as suas atividades da BAUMINAS Química e da BAUMINAS Hidroazul.

O grupo também é apoiado pela Fundação Simão José Silva, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, braço cultural do Grupo Energisa, e Instituto Votorantim, instituições fomentadores de cultura e responsabilidade social.

"Para nós, é uma honra e representa um grande reconhecimento ao nosso trabalho obter patrocínio de empresas como a BAUMINAS Química e a BAUMINAS Hidroazul, empresas reconhecidamente comprometidas com a qualidade de seus serviços e com o desenvolvimento social e cultural de nossa cidade e região. Isto vai contribuir para o crescimento do projeto e potencializar suas ações”, afirma Marcus Diego.

O projeto Girarte realiza gratuitamente oficinas artísticas de Teatro e Dança, apresentações cênicas, montagens de trabalhos cênicos e palestras culturais voltadas para docentes da rede pública de ensino, provocando um grande diálogo entre comunidade, escola, arte e educação.

Desde julho de 2014, o projeto Girarte esteve em 28 cidades de Minas Gerais e Rio de Janeiro, visitou mais de 45 escolas e foi aplaudido por mais de 17 mil pessoas. É justamente essa itinerância um dos destaques do projeto, pois alcança cidades e distritos, onde, não raro, a atividade cultural praticamente não existe.

Os artistas se moldam à realidade de cada lugar interagindo de uma forma diferente e específica em cada região onde atua, possibilitando para todos os envolvidos a maior e melhor experiência artística possível. Outra característica é que, para realizar todas as suas atividades, o projeto conta com o "Grupo de Pesquisa Girarte”, formado por artistas oriundos de projetos sociais que trabalham com diferentes linguagens, como Dança, Teatro, Música, Capoeira e Audiovisual.

O Grupo trabalha em pesquisas artísticas, investigando sempre possibilidades mais eficazes de alcançar trabalhos artísticos que realmente façam a diferença na vida das comunidades que são beneficiadas pelo projeto. Essa equipe é formada pelos artistas pesquisadores (arte educadores): Andreza Viana, Carlos Gonçalves, Deliana Domingues, David Peixoto, Marcus Diego, Miriam Gaspar, Maycon Vilela, Lidiane Matias, Rogério Mendonça e Rayane Rodrigues. Outra singularidade do grupo é a constante capacitação e reciclagem de conhecimentos.

Assim, são realizados workshops que trouxeram a Cataguases nomes como a professora Pós Doutora Alba Vieira, da Universidade Federal de Viçosa,o professor e bailarino VaniltonLakka, da Universidade Federal da Bahia, o professor e coreógrafo Mário Nascimento, de Belo Horizonte, e os professores Eduardo La Lunna e Adriana Guimarães, de São Paulo.

O próprio Marcus Diego integrou um seleto grupo que participou de curso ministrado pelo celebrado Ivaldo Bertazzo, autor do método que leva o seu nome. Foi selecionado entre 4500 inscritos, em uma turma de 75 pessoas. Além de suas atividades itinerantes o Projeto conta com novos workshops de capacitação para artistas do Grupo de Pesquisa Girarte e novas atividades que terão foco na população de Cataguases, sede do projeto.

Serão realizados cinco workshops abertos ao público: (Teatro, Dança contemporânea, Contato e Improvisação, Capoeira aplicada a Dança e Corpo e ritmo). Esses workshops serão gratuitos, ministrados por artistas pesquisadores do Grupo de Pesquisa Girarte e abertos para diferentes faixas etárias, pessoas com experiência artística ou não, estimulando o diálogo entre corpos totalmente diferentes e oportunizando para os participantes uma vivência artística diferenciada com algumas propostas inovadoras e pouco habituais na cidade de Cataguases, propondo a exploração de experiências diferentes.

Os workshops serão realizados na Casa de Cultura Simão. Segundo Marcus Diego, os workshops também tem o intuito de abrir espaço para novos artistas que possam estar em outras oportunidades fazendo parte do Grupo de Pesquisa Girarte.

O Girarte vai mais longe, inclusive em termos geográficos. Além das apresentações cênicas voltadas para o âmbito escolar, o Grupo de Pesquisa Girarte irá construir um grande espetáculo de múltiplas linguagens artísticas (dialogando Dança, Teatro, Música e Audiovisual), que irá circular por duas cidades, Cataguases e Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Uma oportunidade para que os artistas do interior mineiro tenham ricas experiências através da apresentação de seus trabalhos no Centro-Oeste do país, divulgando as atividades artísticas desenvolvidas no interior de Minas Gerais, festeja Marcus Diego.

Esse espetáculo terá como fonte de inspiração e pesquisa as três leis de Newton e a Lei gravitacional, transformando a física em dança e a dança em física, mostrando para o público através de pesquisas corporais as aplicações da física no cotidiano. Essa montagem contará com a criação de uma trilha original e o trabalho de dois coreógrafos que serão definidos de acordo como desenvolvimento da pesquisa, onde cada um trabalhará com leis diferentes, e a junção dessas leis serão criadas pelo grupo de pesquisa, uma grande montagem coletiva assim como todo o projeto, explica Marcus Diego.

Fonte: Jornal Leopoldinense.

Voltar