Publicado em 16/08/2016

Grupo BAUMINAS patrocina espetáculo “Concertos Gols pela Vida” em Curitiba e São Paulo

Um grande encontro da música clássica. Reunindo no mesmo palco o maestro Norton Morozowicz, o consagrado violoncelista Antonio Meneses e nomes como Maria Esther Brandão, Maria Alice Brandão e Marcos Nimrichter, a Orquestra Sinfonia Brasil apresenta dois espetáculos, em Curitiba e São Paulo, em prol do Instituto de Pesquisa do Hospital Pequeno Príncipe.

Com um programa que destaca as obras de Haydn, a Orquestra retoma a antiga parceria entre Morozowicz e Meneses - responsáveis por memoráveis concertos nas décadas de 80 e 90. "Participo de projetos em prol do Hospital Pequeno Príncipe desde 2012 e a cada nova edição há uma preocupação em promover concertos com excelência musical. Para 2016, convidamos Antonio Meneses e outros grandes solistas para integrar o programa, que conta com músicas de Mieczyslaw Karlowicz , Joseph Haydn, Karl Jenkins e Astor Piazzola”, explica Morozowicz.

Com o objetivo de democratizar a música clássica, o projeto Concertos Gols Pela Vida retoma uma parceria com a Orquestra Sinfonia Brasil, formada por músicos brasileiros de excelência. "Além de beneficiar o Hospital Pequeno Príncipe, a iniciativa também é fundamental para a formação e ampliação das plateias de música clássica", afirma Elza F. Carneiro, coordenadora de produção do projeto.

Os concertos acontecem no mês de agosto - dia 23 no Teatro Guaíra, em Curitiba, e dia 27 no Theatro São Pedro, em São Paulo. Toda renda é revertida para o Instituto de Pesquisa do Hospital Pequeno Príncipe, localizado em Curitiba.

Sobre o Hospital Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe é o maior hospital de alta e média complexidade exclusivamente pediátrico do Brasil. Destina 70% de sua capacidade de atendimento a crianças e adolescentes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição tem 390 leitos (sendo 62 nas quatro UTIs), oito salas cirúrgicas, cerca de 2 mil colaboradores e 350 médicos. Por ano, realiza em média 314 mil atendimentos ambulatoriais, 19 mil cirurgias e mais de 24 mil internações. Com cuidado humanizado e integral, garante condições para que 17 mil familiares acompanhem pacientes atendidos via SUS durante a internação.

Apresentações no Pequeno Príncipe

Além de popularizar a música clássica e democratizar o acesso à arte e cultura, o projeto ainda busca tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e humano. Para isso, o Concertos Gols Pela Vida promove 18 apresentações musicais no interior do Hospital Pequeno Príncipe e de instituições parceiras - músicos locais são convidados para as apresentações, fortalecendo o cenário musical do Paraná. Ao todo, 15 grupos paranaenses com sonoridades diversas se apresentam para crianças, adolescentes, familiares e colaboradores do Hospital Pequeno Príncipe.

Sobre o Projeto Concertos Gols Pela Vida

Realizado por meio do Ministério da Cultura com recursos obtidos através da Lei Rouanet, o projeto Concertos Gols Pela Vida conta com o patrocínio do Grupo BAUMINAS, entre outras grandes empresas.