Publicado em 03/02/2016

Obra da Estação de Tratamento de Efluentes (ETEF) da Votorantim Metais segue a todo vapor

Conforme anunciado durante 2015, a BAUMINAS Ambiental foi a vencedora de processo de concorrência para a construção de uma nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETEF) para a Votorantim Metais, em Miraí (MG).

O valor do projeto é estimado em R$ 12 milhões e segue o modelo Turn-key ou "Chave na Mão”, no qual é inteiramente projetado e construído pela BAUMINAS Ambiental e entregue pronto para o cliente gerenciar a operação.

O conceito do projeto é baseado na experiência adquirida na construção de ETEF semelhante para a Votorantim Metais em Itamaraty (MG), sendo que algumas partes foram modernizadas de acordo com as últimas tecnologias existentes.

Como destaque podemos citar o CCM utilizado para acionamento de motores, inversores de frequência, reguladores de potência, sistemas de partida, controladores programáveis, sensores e medidores digitais. Todo o sistema é integrado e conectado em uma moderna rede de comunicação, permitindo o controle automatizado de diversos parâmetros da operação.

As obras se iniciaram em maio de 2015 e estão a pleno vapor, com o cronograma de término previsto para o primeiro trimestre de 2016. A execução do projeto está sendo liderada e gerenciada pela Diretoria e equipe técnica de Novos Negócios.

Semanalmente é elaborado um relatório detalhado contendo as evoluções de cada etapa do projeto, bem como a atualização do cronograma de execução da obra.

As obras estão seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, exigidos pelas normas internas da Votorantim Metais, nos quesitos de segurança do trabalho e respeito ao meio ambiente.

Fonte: Interna