A Casa de Cultura Simão

Um lugar feito para promover a diversidade cultural!

Sede da Fundação Simão José Silva, a Casa de Cultura Simão foi inaugurada em 11 de setembro de 2007, por iniciativa de Andréia Barbosa Silva, presidente da instituição. Encontra-se localizada no número 487 da Avenida Astolfo Dutra, centro de Cataguases.

A Casa de Cultura Simão é um lugar de criação, fomento, promoção, intercâmbio e difusão artístico-cultural. Visa, através de suas atividades, integrar e difundir um repertório de ideias e obras em torno das artes cênicas e musicais, prioritariamente, além das visuais e literárias. Tem como meta tornar-se referência regional na articulação entre artistas, capacitadores, estudantes e público em geral, tendo como bem maior a diversidade cultural brasileira, atuando de forma integrativa e colaborativa.

Com aproximadamente 300 metros quadrados de construção, possui uma sala multimeios, intitulada Anfiteatro Ivone Barbosa Silva, com lona tensionada, teto retrátil e capacidade para até 140 pessoas, um palco italiano, camarim e uma saleta com equipamento audiovisual, voltados para a realização de suas atividades.

A Casa conta com intervenções artísticas como uma parede grafitada e um balcão em machetaria maciça, tendo como referências elementos visuais do movimento Modernista e a arquitetura arrojada da cidade. Também possui um mobiliário que constitui um design diferenciado, pela utilização de diversos resíduos sólidos em sua arquitetura, advindos da Mineração Rio Pomba, empresa do Grupo Bauminas. Com isso, o espaço mescla modernidade e contemporaneidade, difundindo o conceito de sustentabilidade.

Casa de Cultura Simão, lugar de promoção e valorização da diversidade cultural.