Teatro Brincante - Arte Viajante

PROJETO TEATRO BRINCANTE – ARTE VIAJANTE - Terceira Edição:

O projeto “TEATRO BRINCANTE – ARTE VIAJANTE” é um programa de ações voltado para a difusão das artes cênicas, a capacitação e o intercâmbio cultural nas cidades de Cataguases (MG), onde se encontra a sede da Fundação Simão José Silva, proponente do projeto, e em outros municípios mineiros de sua microrregião.

E tal como em sua primeira edição, estão programadas apresentações de espetáculos teatrais de grupos renomados nacionalmente e de artistas locais, sempre realizados em praças e escolas públicas, e que representam diversas formas de manifestação das artes, como o teatro de formas animadas, cênicos musicais, espetáculos circenses e brincantes.

Também serão oferecidas oficinas de teatro (para crianças, jovens e adultos) e workshops, com a realização de ensaios abertos e peças apresentadas pelos alunos do projeto. Todos os eventos serão oferecidos gratuitamente à população!

A iniciativa vem dar continuidade à ampla programação de ações culturais empreendidas pela Fundação Simão José Silva, que, em seus 35 anos de atividades, atendeu a um público de mais de 140 mil pessoas.

O projeto tem o patrocínio do Grupo Bauminas, através da Lei Federal de Incentivo à Cultural. Realização da Fundação Simão José Silva e do Ministério da Cidadania.

MEDIDAS DE ACESSIBILIDADE E DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO:

Como medida de acessibilidade do projeto, será oferecida, nas apresentações teatrais, a tradução em LIBRAS (para os deficientes auditivos e surdos) além de medidas de democratização do acesso, como a realização de sessões especiais, que incluem o transporte adequado até os locais de realização, para alunos da rede pública de ensino e também para instituições responsáveis por cuidar de idosos e de portadores de deficiências.

OBJETIVOS DESTA SEGUNDA EDIÇÃO:

- Realizar pelo menos 28 apresentações teatrais, todas com entrada gratuita, em praças e em escolas públicas atendidas pelo projeto;
- Oferecer 9 oficinas de Artes Cênicas, inteiramente gratuitas, a pelo menos 180 alunos, totalizando 392 horas/aula de atividades;
- Realizar 8 ensaios abertos ao público, todos gratuitos, com participação dos alunos das oficinas de Iniciação Teatral.
- Atender a um público de, pelo menos, 9 mil pessoas.

ALGUNS NÚMEROS DO PROJETO TEATRO BRINCANTE – ARTE VIAJANTE:

MUNICÍPIOS ENVOLVIDOS
Cidades já atendidas na primeira edição do projeto:
- Cataguases;
- Astolfo Dutra;
- Miraí;
- Guidoval;
- Guiricema;
- São Sebastião da Vargem Alegre.

- Cidades que também serão atendidas nesta segunda edição:
- Dona Euzébia;
- Itamarati de Minas;
- Rodeiro;
- Ubá.

TOTAL: 10 cidades.

PÚBLICO ATENDIDO (primeira edição)
Pessoas já atendidas pelo projeto em sua primeira edição:
- 8.100 pessoas em 28 apresentações teatrais (sendo 20 para alunos de escolas da rede pública).
- 6 ensaios abertos à população, com público superior a 400 pessoas.
- 4 Turmas das Oficinas de Iniciação Teatral, além de outros 4 workshops de artes cênicas, atendendo 320 alunos: mais de 300 horas/aula gratuitas.

TOTAL: público atendido de mais de 8.800 pessoas e mais de 300 horas/aula gratuitas.

Números do projeto

• 10 cidades envolvidas.
  • 14 Grupos Teatrais.
  • 28 Apresentações (realizadas).
  • 28 Apresentações (previstas até 2020).
  • 4 oficinas e 4 workshops (realizados).
  • 300 horas/aula gratuitas já oferecidas.
  • 8.800 pessoas já beneficiadas.
  • Mais 9.000 serão atendidas até 2020.